domingo, 25 de maio de 2014

Mary Del Priore - Biografias de 'O Príncipe Maldito' e 'Condessa de Barral', diletos de D.Pedro II.



Publicado em 17/12/2012
Playlist: História, Brasilidade e Filosofia.
Mary Del Priore, historiadora e escritora, em entrevista ao programa "Sempre Um Papo" da TV Câmara (http://www2.camara.leg.br/.html ), fala de D. Pedro II, da imperatriz Tereza Cristina, do príncipe D. Pedro Augusto, neto do monarca e objeto da biografia "O Príncipe Maldito", bem como do amor de toda a vida do imperador brasileiro, a Condessa de Barral - abolicionista fervorosa que influenciou com suas ideias D. Pedro II e a Princesa Isabel -, que dá título a outra obra também publicada pela entrevistada.

"Mary Del Priore, autora de mais de 20 livros sobre a história do Brasil, lança "Condessa de Barral" (Ed. Objetiva), que ilumina mais uma fascinante personagem do período do Império.
Luísa Margarida Portugal e Barros, a Condessa de Barral, uma abolicionista convicta, manteve durante trinta anos um relacionamento lendário com o Imperador do Brasil, D.Pedro II, ocupante do trono brasileiro entre 1840 e 1889. Porém, muito mais do que uma simples amante, esta filha de um senhor de engenhos apaixonado pelas letras foi uma das figuras femininas mais originais e interessantes de seu tempo.
Na sua época, a maioria das mulheres vivia como mera sombra dos homens. Barral, no entanto, sempre deu de ombros para esta regra -- e para muitas outras. Seu pai prometeu sua mão para um amigo de infância, mas ela ignorou o acordo e se casou com o homem que escolheu. Mais tarde, quando se deparou com o grande amor da sua vida, D Pedro II, continuou a surpreender a todos. Mesmo casada, estabeleceu um relacionamento de décadas com o monarca. Valendo-se da proximidade com o imperador, mandou e desmandou, atraindo inveja e raiva.
Em "Condessa de Barral", Mary Del Priore lança mão de cartas e diários pouco conhecidos -- parte deles é inédita. Para decifrar esta enigmática e controversa personagem, mergulha mais uma vez numa história surpreendente, rica em detalhes, costumes e referências ao vocabulário da época. 'Minha intenção não foi romancear a história, apenas busquei inspiração na literatura para compor minha narrativa. Neste caso, para revelar a paixão do homem pela mulher, não do imperador pela condessa', explica a escritora.
Mary Del Priore escreveu mais de vinte livros sobre a História do Brasil, entre eles História das Mulheres no Brasil e História da Vida Privada. Historiadora com pós-doutorado na França e sócio-honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi duas vezes vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala. Ganhou ainda o Prêmio Jabuti na categoria ciências humanas, com História das Mulheres no Brasil. Também lançado pela Objetiva, "O Príncipe Maldito" levou o prêmio de melhor livro de não-ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte."

Mary Lucy Murray Del Priore (Rio de Janeiro, 1952) é uma historiadora, escritora e professora brasileira. Especialista em História do Brasil, Mary Del Priore concluiu o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Lecionou História em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a Universidade Salgado de Oliveira. É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, científicos ou não.
Escreveu, organizou ou colaborou em várias publicações, ganhando, com isso, títulos como o Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Jabuti.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Del...

Nenhum comentário:

Postar um comentário