sábado, 10 de maio de 2014

Filosofia: Um Guia Para A Felicidade - Sócrates e a autoconfiança (2000)



Publicado em 04/06/2012
Para ativar a legenda clique em CC.

"Sócrates e a autoconfiança", é a trajetória de vida do filósofo e cidadão ateniense Sócrates, que nos traz um exemplo de coragem de um homem que não temeu as consequências de pensar por si próprio. Por que temos um impulso de seguir passivamente os semelhantes, sem nos afastar do grupo? Se somos seres humanos, por que muitas vezes agimos como um rebanho de ovelhas? Sócrates dedicou-se à reflexão sobre essas questões que relacionam a vida prática e a busca do conhecimento. Baseava-se na máxima de que temos, como seres humanos, o dever de desenvolver ideias nas quais realmente acreditamos, ao invés de seguir opiniões alheias passivamente. Para ele "a vida sem reflexão não valia a pena ser vivida" e por isso sua história e sua filosofia são um convite ao não conformismo inteligente.

O filósofo Sócrates discordou da máxima de que a maioria tem sempre razão e provou, com sua vida, que somos todos capazes de realizar a transição de ovelhas para seres pensantes, ousando pensar por nós mesmos. É interessante observar a trajetória de alguém que defendeu suas ideias e ideais acima de tudo. Isso pode nos fazer pensar na coerência entre nossas ações e aquilo em que acreditamos, que prezamos e perceber que a autoconfiança ajuda a constituir a própria identidade de cada pessoa.

Elaborado pelo escritor e produtor de televisão inglês Alain de Botton, o documentário, Filosofia: Um guia para a felicidade, consiste na apresentação e divulgação de ideias dos grandes filósofos ocidentais para um público leigo. A ideia geral do documentário é simplesmente mostrar como a filosofia pode servir de base para que as pessoas passem a questionar certos valores sociais rigidamente estabelecidos e, assim, serem capazes de suportar melhor as agruras do dia-a-dia das quais todos estamos sujeitos. Botton então apresenta parte da história de vida, de um filósofo diferente em cada episódio, ressaltando a ideia que deseja apresentar. Por vezes, ele também apresenta casos de indivíduos "normais" (ingleses) cuja vida foi ou pode vir a ser afetada diretamente por tais ideias.
  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário