sábado, 23 de julho de 2016

Ética e moral – afinal, o que é isso?


Gosto de ler e por mais que o faça sinto que ética e moral são conceitos que se confundem, mas de extrema importância. Em qualquer empresa, atividade, crença, fraternidade, partido político, ONG, etc. enfrentamos juramentos e promessas que raramente fazem sentido, principalmente se observarmos o que os companheiros fazem.
Jurar?[1]
Em muitas circunstâncias, principalmente iniciativas, fazemos juramentos sem conhecimento pleno do ambiente e fraternidade que aceitamos. E depois?
Isso é válido até onde? Que éticas ou moralidades devem ser realmente valorizadas?
A Ética e a Moral criaram mandamentos, preceitos até alimentares, modas e, entre outras coisas, guerras, máfias e outros [ (Carvalho), (H. Eco)]. 
Conceituar e qualificar a base de religiões e profissões, fanatismos e até a origem das torcidas organizadas é algo delicado, perigoso.  As seitas, religiões, crenças e valores evoluem (ou regridem), sempre, contudo, com atrasos assustadores.
É fantástico descobrir as dúvidas entre pessoas que se destacam na sociedade humana. As incertezas, que não envergonham grandes lideranças como vimos expressas até pelo atual Papa (Papa Francisco) da Igreja Católica, podem mudar o mundo, pacificá-lo, torná-lo mais sensível à felicidade, sem os traumas e taras de quem se vê obrigado a esconder suas paixões e convicções. Que maravilha saber que uma instituição tão conservadora quanto a Igreja Católica Apostólica Romana volta e pensar e aceitar alternativas de pensamento. A Santa inquisição ainda pesa na consciência mundial, inclusive na hostilidade entre muçulmanos e cristãos. O prejuízo é irreparável. Que nunca voltemos a esse padrão de comportamento, ainda existente em muitos países fora do espaço mais culto e livre. O avanço da Racionalidade e da Defesa dos Direitos Humanos não pode parar, não deve acontecer à força de exércitos e ditadores, mas como simples evolução da inteligência humana.
Temos contudo, óbices em nossa sociedade consumista.
A honestidade intelectual é crime em sociedades pragmáticas. De modo geral o jovem é “convencido” a adotar um figurino. A renúncia a pensar e optar traz inúmeras compensações por bom comportamento, o trágico disso tudo é que agora a Humanidade pode realmente sonhar com um mundo melhor, para isso será preciso, contudo,  rever desde conceitos urbanísticos, profissões, hábitos de consumo a opções filosóficas.
Graças à internet e similares não dependemos mais de livros de papel e escolas para estudar. O desafio é o disciplinamento do tempo e da própria vida pessoal.
As novas gerações viverão muito, se nada acontecer em contrário (catástrofes, epidemias violentas, guerras e similares). Existem num cenário inédito: a perspectiva de viver mais, muito mais que seus ancestrais. Em que mundo desejam existir? Têm consciência disso?
Falamos de ética, carecemos de padrões éticos modernos, ajustados ao que precisamos e o conhecimento humano ilustra, mostra diariamente em notícias assustadoras que estamos talvez regredindo. Tudo o que se fez no passado está superado. Com certeza essa é uma afirmação pretenciosa, radical, mas que outra maneira de avaliar estratégias, metas, táticas e ideais que não seja pelos resultados obtidos?
A capacidade de alienação é um perigo para o ser humano, pois ele pode e deve explorar ao máximo o conhecimento que adquire e cresce exponencialmente. Isso é fundamental a sua sobrevivência enquanto indivíduo e parte de uma sociedade maior, seja qual for. Simplificar é virtude e discussões semânticas são possíveis e intermináveis. Para fins práticos vale neste livro o que vimos em (Significado de Ética e Moral), ou seja, de forma simples e direta:
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
O fundamental é partir para o desafio de educar sem imposições, acima de tudo com liberdade e tolerância, entendendo que a adoção de um padrão ético a partir de alguma moral possível é o desafio do século 21 nesse espaço inicial de liberdades mal-usadas.
Sempre recorrendo a críticas que se avolumam em ambientes técnicos e de voluntariado onde adquirimos uma visão suplementar importantíssima dos efeitos de modismos e processos de alienação queremos quase desesperadamente reunir e organizar conclusões e sugestões sobre o que é realmente essencial à vida humana: a educação.
Cascaes
Curitiba, 23 de julho de 2016


Carvalho, William. A Loja Secreta “Propaganda Due” (P2). s.d. 23 de 7 de 2016. <https://bibliot3ca.wordpress.com/a-loja-secreta-%E2%80%9Cpropaganda-due%E2%80%9D-p2/>.
Eco, Humberto. Número Zero. Record, 2015.
Papa Francisco. s.d. 23 de 7 de 2016. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Francisco>.
Significado de Ética e Moral. s.d. <http://www.significados.com.br/etica-e-moral/>.



[1] Wikipédia em 23 de julho de 2016 - Um juramento é uma afirmação de um facto ou de uma promessa, geralmente feito perante ou sobre algo (um valor moral) ou alguém que quem o faz considera sagrado (geralmente Deus), como testemunha da natureza vinculativa desta promessa ou da veracidade desta declaração ou fato. Jurar é fazer um juramento, uma promessa solene.uramento, uma promessa solene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário