O nome Freitas é um sobrenome toponímico português, indicando origem geográfica, derivado de lugares com muitas freitas (samambaias) ou pedras quebradas (fractae em latim), associado a uma região de Pedras Quebradas (Serra da Freita) no norte de Portugal, e também ligado a um vassalo de D. Afonso Henriques que tomou o nome de suas terras, sendo muito comum em Portugal e no Brasil.
- Toponímico (Geográfico): A teoria mais aceita é que vem de "Freita", plural de "Freita", que se refere a um local com fetos (samambaias), ou de "fractae", que significa "pedras quebradas", "brechas", ou "rochas".
- Exemplo Histórico: Um nobre vassalo de D. Afonso Henriques, Diogo Gonçalves, recebeu terras no local chamado "Passo de Freitas" e adotou o nome, sendo um dos primeiros a usá-lo.
- Variantes: Originalmente, havia variações como "de Freitas", e até mesmo famílias alemãs como "Freitag" (dia livre) adotaram "Freitas" no Brasil, mas a forma pura "Freitas" se consolidou.
O nome Freitas é um sobrenome português que se tornou comum pela ligação com terras portuguesas (como a Serra da Freita) ou com famílias nobres que tomaram o nome de seus domínios, significando, em última análise, algo como "lugar de fetos" ou "pedras quebradas".